Proposta Comemorativa

APRESENTAÇÃO

Atualmente, é possível enxergar a enorme variedade de linguagens que podem ser exploradas no mundo das artes e os diálogos que podem ser estabelecidos entre elas. Seja nas artes plásticas, na dança ou música, todas as formas de expressão artísticas se relacionam entre si e com o universo no qual estão inseridas. Pensando nos resultados possíveis dessa relação, e com o objetivo de criar um trabalho de fácil identificação para o público em geral, Todos Comemoram propõe a montagem do espetáculo “Estudos para um melodrama” (nome provisório) na qual pretende fazer uma investigação cênica da linguagem melodramática usando como fonte de pesquisa as demais linguagens artísticas que possuem esse caráter como, por exemplo, filmes e telenovelas.

PROPOSTA DE PESQUISA E MONTAGEM

O Melodrama durante toda sua existência – originária do século XVII, associada à ópera, opereta ou ópera popular, por juntar texto e canção - sofreu, e vem sofrendo, pesadas críticas da classe dita burguesa sobre a sua funcionalidade, por este estar voltado, principalmente, às camadas populares.
Hoje mais presente nas novelas televisivas, dado às suas características realistas bastante fortes, o Melodrama vem comovendo e prendendo a atenção de telespectadores, assim como fizeram as peças do gênero às platéias do passado; com temas sempre carregados de muita emoção: amor, infelicidade, vingança, perseguições com eixo de intriga, triunfo da virtude, castigos e recompensas, etc.
Pesquisando em livros, dissertações, teses, artigos, internet, vídeos, ente outros, percebemos que ainda é um tema pouco explorado, principalmente no teatro contemporâneo belorizontino. E defrontarmos com esta realidade nos dá ainda mais interesse pela pesquisa, a fim de fomentar e contribuir de forma positiva ao Melodrama.
A criação será dividida em três etapas: a primeira consistirá na pesquisa e recolhimento de materiais como produções fílmicas da década de 50 e 60; filmes de Almodóvar; novelas e seriados mexicanos; enlatados americanos entre outros. Em seguida faremos a seleção do material e o organizaremos na forma de roteiros que serão a base propulsora da criação. Por fim, chegaremos à terceira quando daremos fisicalidade às propostas. Como base dramatúrgica, utilizaremos além do material recolhido, as cartas endereçadas à Doralice nos anos de 2009 e 2010, postadas no blog Sobre Todas Aquelas Coisas. <http://sobretodasascoisas.blogspot.com>